Seja bem-vindo! Hoje é

Páginas

Se liga!




Raio-X do Enem: confira os conteúdos mais cobrados


Levantamento exclusivo analisa as 540 questões das provas realizadas entre 2009 e 2011 e mostra quais disciplinas aparecem mais no exame federal.

Uma das características marcantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado em novembro, é a interdisciplinaridade. Dentro das quatro grandes áreas da prova (ciências humanas, da natureza, matemática e linguagem), os conteúdos se mesclam em questões que exigem leitura atenta e capacidade de análise. Uma tarefa vital para os estudantes que buscam um desempenho acima da média é mapear quais são os conteúdos  mais recorrentes do exame federal. É exatamente isso que mostra o levantamento apresentado abaixo. Com o auxílio de professores de três cursos especializados na prova – Anglo Vestibulares, Cursinho da Poli e Oficina do Estudante –, o site de VEJA produziu um raio-x dos temas que mais apareceram nas últimas três edições do Enem (2009, 2010 e 2011). É fundamental conhecer o perfil do exame nesse período: afinal, desde 2009, ele é usado por quase uma centena de universidades federais e estaduais de todo o país como parte do processo seletivo.
O levantamento destrinchou 540 questões (são 135 por superárea do Enem), determinando a qual disciplina se liga cada uma delas. Ele revela, por exemplo, que, na prova de ciências humanas, o período republicano da história do Brasil e meio ambiente estão entre os assuntos mais recorrentes, motivando 15 questões, no primeiro caso, e 11, no segundo, desde 2009. No caso da avaliação de matemática, funções registrou o maior número de ocorrências: 27. Na prova de ciências da natureza, as campeões são as questões de físico-química, com 19 ocorrências, eletricidade e mecânica, com 11 cada. Na avaliação de linguagem, interpretação textual aparece na frente, compondo 56 questões. É importante lembrar que, devido à interdisciplinaridade do exame, algumas questões tratam de mais de um conteúdo disciplinar (história do Brasil Colônia e do Brasil Império, por exemplo). Daí, o número de ocorrências apresentadas pelo levantamento superar o número total de questões avaliadas. Confira o levantamento a seguir.






Técnico em Petróleo e Gás no IFRN de Mossoró.






Estão abertas as inscrições para o curso de técnico em Petróleo e Gás em Mossoró, no turno noturno.


Mais informações acesse edital através do link: http://portal.ifrn.edu.br/ensino/processos-seletivos/tecnico-subsequente/tecnico-subsequente-2012.2/documentos-publicados/edital-14-2012-tecnico-subsequente

IV Simpósio de Petróleo e Gás - IFRN/Mossoró



Os alunos do Instituto Maxpetro, das unidades de Iguatu, Acopiara, Icó e Quixadá, participaram do IV Simpósio de Petróleo e Gás do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, em Mossoró que ocorreu durante o período de 30 de maio a 1 de junho de 2012. Foram apresentadas palestras e minicursos envolvendo temas sobre a indústria petrolífera, objetivando aos participantes um embasamento teórico e eficiente sobre técnicas aplicadas às atividades de Exploração, Perfuração Direcional, Cimentação, Elevação Artificial, Pintura Anticorrosiva, Bombeio Mecânico e Segurança.

Os alunos participaram do segundo dia do evento (31/05/2012) que contou com a participação de grandes nomes no cenário da industria petrolífera.

31 de Maio de 2012

13:30 as 17:30 -  Minicurso: Gestão em segurança, meio ambiente e saúde na industria do petróleo ( Priscylla Gondim - Engenheira Civil, Esp. Em Engenharia de Segurança do Trabalho- IFRN-Mossoró)
17:30 as 18:40 - Visita ao Museu do Petróleo em Mossoró e ao Memorial da resistência.
19:00 as 19:30 - Visita a Sonda Escola e a Unidade de Bombeamento do IFRN de Mossoró.
19:30h às 20:30h – Palestra 2- Perfuração Direcional (Ygor Alexandre-Engenheiro de Petróleo – PETROBRAS)
20h30min às 21h 30min – Palestra 3- Cimentação de poços de petróleo (Francisco Gouveia e José Junior – Engenheiro Mecânico e de Operações – HALLIBURTON)

Com certeza a participação dos alunos da Maxpetro no Simpósio contribuiu de forma bastante positiva, pois além de novos conhecimentos adquiridos houve, também, uma interação entre os alunos do Maxpetro e de outras instituições federais. Sem falar do contato direto com uma sonda escola, unidade de bombeamento e um pouco da história do petróleo em Mossoró.

Todos os alunos que participaram do evento receberam certificação pela participação do minicurso e das palestras apresentadas.



Em breve as fotos.






Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...