Seja bem-vindo! Hoje é

Páginas

Obtenção de Biodiesel a partir de óleo vegetal

O uso de combustíveis alternativos vem ganhando destaque, pois além do petróleo ser uma fonte esgotável de energia, emite grande quantidade de gases poluentes. Muitas propostas têm surgido para a substituição dos combustíveis fósseis, destacando-se o álcool etílico hidratado combustível (AEHC) e os biocombustíveis derivados de óleos ou gorduras, que surgem como uma promessa para a substituição do óleo diesel, com especial destaque para o biodiesel.
O biodiesel pode ser usado em qualquer máquina a diesel em sua forma pura ou misturado ao diesel de petróleo. Nenhuma modificação é exigida, e o resultado será um combustível mais barato, renovável, e limpo.

Objetivo

Obtenção de biodiesel utilizando óleo vegetal como matéria prima.

Procedimento experimental

Reagentes:. 500 mL de óleo vegetal (canola, milho, soja, etc), hidróxido de sódio em escamas, metanol.

Aparelhagem: Balança de precisão, agitador mecânico, placa de aquecimento, béqueres de 600 mL e 1000 mL, proveta de 100 mL, vidro relógio, suporte universal, garra, mufa, rolha e termômetro.

Procedimento:
Medir 500 mL de óleo e transferir para um béquer de 600 mL de capacidade. Colocar o béquer na placa de aquecimento, ligar, e deixar a temperatura subir at 55°C. Paralelamente, colocar o béquer de 1000 mL sob o agitador mecânico e acoplar a haste do agitador dentro do béquer. Colocar o termômetro (com rolha de cortiça) preso na haste dentro do béquer. Adicionar 100 mL de metanol ao béquer de 1000 mL. Pesar 1,8 de hidróxido de sódio em escamas em vidro relógio. Ligar o agitador mecânico numa velocidade lenta. Adicionar lentamente o hidróxido de sódio ao metanol (tampar com papel de alumínio) e deixar sob agitação até que todo o hidróxido tenha sido dissolvido. À solução assim preparada, adicionar lentamente o óleo vegetal quente e após a completa adição cobrir novamente a mistura reacional com papel de alumínio. Manter sob agitação lenta durante o per íodo de 1 hora. Monitorar a temperatura inicial e final da reação.
Completada a reação, transferir a mistura para um funil de decantação e deixar em repouso (de 12 a 24 horas) até a sua separação em duas camadas. Na próxima aula as camadas deverão ser separadas por densidade e armazenadas em frascos apropriados.

Controle de qualidade

Colocar 5 mL de biodiesel em tubo de ensaio e acrescentar 5 mL de água destilada. Agitar vigorosamente durante 10 segundos. Deixar em repouso. Após meia hora dever ser observado encima o biodiesel cristalino e embaixo água leitosa. Se o combustível for de boa qualidade a separação será rápida e todas as impurezas ficarão na água. Por outro lado, se formar uma emulsão, ou a separação for muito lenta, com uma camada fina entre o biodiesel e a água, o combustível não será de boa qualidade.

Questionário

1. Qual é o produto da reação entre o metanol e o hidróxido de sódio?
2. Que tipo de reação acontece na obtenção do biodiesel?
3. A camada inferior após a decantação corresponde a que produto?
4. Escreva a reação da obtenção do biodiesel.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...