Qual a principal função de um lubrificante?
Formar película para reduzir o atrito entre superfícies com movimento relativo.
Qual a causa do atrito direto entre duas superfícies?
Desgaste de ambas as superfícies.
Quando um lubrificante é mais viscoso que outro?
Ele escoa mais lentamente que o outro através de um orifício graduado, sob a ação da gravidade, a uma determinada temperatura.
Quais os tipos mais comuns de ensaios de viscosidade executados em laboratório?
Engler e Saybolt.
No caso das graxas, qual o ensaio que poderia ser considerado análogo à viscosidade dos óleos lubrificantes?
Ponto de Gota Indica a temperatura em que a graxa passa do estado sólido ou semi-sólido para o líquido. Na prática, esta medida serve como orientação para a mais alta temperatura a que certa graxa pode ser submetida durante o trabalho.
Quais as classificações API com melhor desempenho na atualidade?
Classificação SAE: estabelecida pela Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos Estados Unidos, classifica os óleos lubrificantes pela sua viscosidade, que é indicada por um número. Quanto maior este número, mais viscoso é o lubrificante e são divididos em três categorias:
§ Óleos de verão: SAE 20, 30, 40, 50, 60;
§ Óleos de inverno: SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W;
§ Óleos multiviscosos (inverno e verão): SAE 20W-40, 20W-50, 15W-50.
Classificação API: desenvolvida pelo Instituto Americano do Petróleo, também dos Estados Unidos da América, baseia-se em níveis de desempenho dos óleos lubrificantes, isto é, no tipo de serviço do qual a máquina estará sujeita. São classificados por duas letras, a primeira indica o tipo de combustível do motor e a segunda o tipo de serviço.
CI-4 e SL
A letra “S” seguida de outra letra (por exemplo, SL) refere-se a óleo adequado para motores a gasolina. Segundo a API, “S” é uma categoria para serviço de uso pessoal (service). A segunda letra é atribuída alfabeticamente na ordem de desenvolvimento. A letra “C” seguida de outra letra (por exemplo CF) refere-se a óleo adequado para motores diesel. Segundo a API, “C” é uma categoria para uso comercial (commercial).
Por coincidência, a letra “C” representa “Compression Ignition” (ignição por compressão), que é a forma de
ignição dos motores diesel. A segunda letra também é atribuída alfabeticamente na ordem de desenvolvimento.
O que é um óleo multiviscoso?
É o que se enquadra em duas faixas da classificação SAE, uma a baixa e outra a alta temperatura. são largamente usados porque são fluidos o bastante em baixas temperaturas, para permitir uma partida mais fácil do motor, e suficientemente espessos a altas temperaturas, para terem um desempenho satisfatório.
Qual a ordem de etapas do motor 4 tempos?
Admissão, compressão, combustão/expansão e escape.
Na hora da admissão ocorre o seguinte, a válvula de admissão abre e libera a entrada da mistura (Ar+Combustível) dentro do cilindro através da inércia, e o pistão nesse momento desce e vai para o PMI (Ponto Máximo Inferior).
Na hora da Compressão a válvula de Admissão se fecha e o pistão começa a subir comprimindo a mistura até o PMS (Ponto Máximo Superior) após ele chegar no PMS a vela dispara a faísca e ocorre a combustão ( explosão da mistura ).
Na hora da combustão o pistão desce novamente para o PMI.
Na hora do escape o pistão sobe novamente e a válvula de escape se abre e todos os gases que estão dentro da câmara de combustão ( local que fica comprimida a mistura) vai embora por essa válvula que sai no escapamento do carro.
Qual a principal função dos óleos para transformador?
Isolar, impedindo a formação de arcos voltaicos e dissipar o calor gerado na operação do transformador.
Os óleos isolantes, também conhecidos como óleos de transformador, são fluidos, estáveis a alta temperatura, dotado de elevadas características isolantes. São empregados em certos tipos de transformadores elétricos, reatores de potência, capacitores de alta tensão, chaves e comutadores e outros equipamentos elétricos. Suas principais funções são garantir o isolamento elétrico, extingüir descargas elétricas parciais e arcos elétricos e servir como meio de troca térmica para a refrigeração do equipamento.
Quais os tipos de óleos isolantes mais usados?
Parafínico e naftênico
Atualmente, no mercado brasileiro, encontramos 2 tipos de óleos isolantes minerais classificados como Parafínico e naftênicos. Esta classificação diz respeito ao petróleo básico do qual foi refinado. Para fins de manutenção e operação convencional em transformadores podemos considerar igualmente os dois tipos, sem necessidade de diferenciação. A estrutura básica dos Hidrocarbonetos saturados, chamados Alcanos, é dada a seguir e será utilizada neste trabalho para descrever o comportamento em serviço deste produto.
Quais os componentes essenciais de uma graxa?
GRAXA = FLUIDOS LUBRIFICANTES + ESPESSANTE + ADITIVO
Quais os tipos de lubrificantes?
01. MINERAIS DE PETRÓLEO:
Mistura complexa de hidrocarbonetos e compostos contendo heteroátomos (Enxofre, Oxigênio e Nitrogênio) obtida a partir do processamento de crus de petróleos selecionado.
02. SINTÉTICOS:
Materiais poliméricos produzidos sinteticamente, derivados principalmente das indústrias petroquímica e oleoquímica.
03. RERREFINADOS:
Composição idêntica aos minerais de petróleo, obtidos a partir do processamento de óleos lubrificantes usados.
Proponha a aditivação de um óleo para motor a explosão, em função do serviço abaixo discriminado:
a) Carga intermitente superficial sob pressão moderada Agentes de Extrema Pressão (EP)
b) Contaminação/deterioração do óleo/acidez Antioxidantes
c) Altas temperaturas de operação Melhoradores do Índice de Viscosidade (MIVs)
d) Baixas temperaturas/rápida circulação nas partidas Abaixadores de Ponto de Fluidez
e) Aeração Antiespumantes
f) Umidade Antiferrugem
Dispersantes Conservar a limpeza do equipamento, mantendo os materiais insolúveis em suspensão no óleo.
Detergentes Mesma dos dispersantes + ação de limpeza.
Detergentes Alcalinos Neutralizar os gases ácidos da combustão, reduzindo a formação de depósitos carbonosos, lacas e vernizes, evitando problemas de agarramento de anéis em condições de operação a alta temperatura.
Antioxidantes Retardar a decomposição por oxidação do lubrificante, retardando o espessamento do óleo e a formação de compostos ácidos, borras, lodos e vernizes.
Passivadores de Metais Evitar a ação catalítica dos metais dispersos e das superfícies metálicas em contato com o óleo, inibindo e retardando a oxidação.
Antiespumantes Prevenir e reduzir a formação de espuma estável. Redução da tensão interfacial Ar-Óleo, dificultando a formação de bolhas (tendência a espumar) e enfraquecendo a película que será as bolhas de ar do ar-ambiente (estabilidade da espuma)
Anticorrosivos Prevenir o ataque dos contaminantes corrosivos do lubrificante às superfícies metálicas do equipamento, principalmente aos mancais.
Antiferrugem Prevenir a formação de ferrugem nas partes ferrosas do equipamento, principalmente por contato com a água ou pela presença de umidade ácida ou salina.
Agentes de Oleosidade Elevar a resistência do filme de óleos, evitando o contato metal-metal e reduzindo o desgaste.
Agentes Antidesgaste Reduzir o desgaste das partes metálicas.
Agentes de Extrema Pressão (EP) Reduzir o desgaste das partes metálicas.
Modificadores de Fricção Diminuir o coeficiente de atrito entre as peças em movimento, reduzindo o desgaste, o consumo de energia, a geração de calor e a ocorrência de ruídos durante o funcionamento do equipamento.
Agentes de Adesividade Permitir que o lubrificante se fixe às superfícies.
Emulsificantes Permitir a formação de emulsões estáveis de tipo água-em-óleo ou óleo-em-água, nas quais o óleo mantém as suas propriedades lubrificantes e a água atua como fluido de refrigeração.
Biocidas Reduzir o crescimento de microorganismos (bactérias, fungos e leveduras) em emulsões lubrificantes, evitando:
- A rápida degradação do fluido
- A quebra da emulsão
- A formação de subprodutos corrosivos
- A ocorrência de efeitos maléficos pelo contato do homem com as emulsões contaminadas (dermatite, pneumonia, etc)
Demulsificantes Evitar a formação de emulsões ou separá-las mais rapidamente.
Abaixadores de Ponto de Fluidez Abaixar o Ponto de Fluidez (temperatura em que o óleo deixar de fluir), garantindo o fluxo do lubrificante a baixas temperaturas.
Melhoradores do Índice de Viscosidade (MIVs) Diminuir a variação da viscosidade do lubrificante com a temperatura, elevando, desta forma, o Índice de Viscosidade (IV) do óleo acabado.
Corantes Possibilitar a identificação visual do lubrificante.
Antimanchas Evitar colorações estranhas às peças metálicas.
Aromatizantes Melhorar a aceitação dos lubrificantes que apresentam odores desagradáveis pelas pessoas que trabalham ou têm contato com o produto.